domingo, 22 de janeiro de 2012

Ruínas de uma barragem

Parte mais conservada das ruínas da barragem de um açude da época dos escravos no Sítio Águas Claras, Itutinga

Nesta região do Sul de Minas, que se insere no trajeto da Estrada Real, há um número enorme de Muros de Pedra da época dos escravos.

Neste sábado, procurando por uma nascente para fornecimento de água potável para o Chalé, embrenhei na pequena grota e descobri os restos de uma pequena barragem de captação de água com o mesmo estilo dos muros de pedra da região.

A água corre pelo que restou da barragem de 3 metros de altura.

Vertedouro da barragem secundária no segundo braço da afloração de água

Pouco restou de um Canal lateral da barragem principal, possivelmente utilizado para irrigar parte da propriedade rural.








Inacreditável! Emocionante!
Procurei informações sobre tombamento dos Muros de Pedra da região e não encontrei nenhum registro na base de dados do IEPHA http://www.iepha.mg.gov.br.

O que é um absurdo, pois são construções que percorrem quilômetros e mais quilômetros à margem das estradas da região e resistem ao tempo há mais de dois séculos. Como o meu achado comprova, existem mais marcas históricas do mesmo período, que não se restringem às grandes fazendas que ainda existem na região.

Estarei iniciando pesquisas para ter mais informações sobre a origem da barragem, pois a sede da fazenda original pode estar debaixo do Lago de Camargos que banha o Sítio Águas Claras.

Nenhum comentário: