terça-feira, 3 de julho de 2012

Salário de professores e qualidade no ensino - resposta a Gustavo Iochope



"Que as minhas afirmações  não seguem um raciocínio lógico é absolutamente verdadeiro, ... eu faço pesquisa empírica, vou atrás de dados para mostrar como é a realidade..."

Gustavo Ioschpe, respondendo à acusação de que seus artigos na Veja são infundados e falaciosos, contra-argumenta com o que há de mais ultrapassado em epistemologia - o positivismo! Positivismo é o sonho filosófico de que a realidade externa ao homem é imutável e basta realizar experimentos que teremos acesso à realidade. Aliás, Roberto Justus não sabia, mas o Blog que diversos argumentos de Ioschpe são desmontados é o da professora Ana Maria Montardo e seu artigo pode ser acessado aqui.

Se Gustavo Ioschpe tivesse estudado um pouquinho mais (desculpe mas mestrado é muito pouco para alguém que se pretende pesquisador...), poderia ter a humildade de reconhecer que a questão epistemológica é um pouquinho mais complexa. Eu explico!

Epistemologia é a parte da filosofia que discute a questão fundamental da  ciência: o que garante a veracidade do conhecimento e da ciência? Os positivistas acreditavam, como Ioschpe, que os "dados" evidenciam a realidade de forma automática. A Física no século XIX também acreditava nisto. Aí, no século XX vieram a Mecânica Quântica, a Teoria da Relatividade, a Física de Partículas e  a Cosmologia com a Teoria do Big Bang, e a casa ruiu. Foi então que os físicos nos demos conta de que o papel das teorias é maior do que pensávamos... A coisa toda é simples. Gaston Bachelard, filósofo francês, resume a questão toda em uma frase:

"Atrás de toda teoria há um experimento, mas atrás de todo experimento há uma teoria"

O que quer dizer que, os pressupostos teóricos e minhas hipóteses antecedem a realização de experimentos.

Voltando à questão da educação. Ioschpe acha que possui dados infalíveis para afirmar que não há relação entre salário e qualidade da educação.

Utilizando qualquer manual de metodologia científica, descobrimos que  teremos de colher dados de acordo com uma plano de amostragem. Devemos isolar a questão em estudo de acordo com as variáveis do nosso problema. Aqui entram as nossas hipóteses. Que fatores são importantes e podem ter influência na qualidade da educação? Selecionamos os fatores, preparamos duas amostras em que todos os fatores são iguais exceto a questão do salário e, pimba, os dados falam por si!

Quem vai colocar o guizo no pescoço do gato?Sim, claro, como podemos isolar todos os parâmetros que influenciam a questão em estudo?

Como comparar Uzbequistão, Noruega, Suécia, Namíbia e Quênia? E as diferenças culturais, sociais, econômicas (de PIB inclusive) e políticas? Não influenciam? Mesmo a comparação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo,

Os dados da Unesco, que Ioschpe tanto defende como prova cabal de seus argumentos, são imprestáveis. Não podem ser usados para defender a tese de que não há correlação entre investimento em educação e qualidade de ensino. Muito menos se referem à questão de salário dos professores e condições de ensino.

Em física experimental, nos deparamos frequentemente com a necessidade de planejar um experimento e isolar variáveis. Duas estratégias são recorrentes: a amostragem espacial e a temporal.

Procurar duas amostras separadas no espaço e que tenham as mesmas variáveis de controle em um dado instante OU medir a evolução temporal do mesmo sistema, mantidas as condições invariantes.

Sugiro que Ioschpe faça o seguinte experimento e colha os seguintes dados.
Como é impossível achar duas sociedades idênticas que tenham somente diferença no parâmetro "salário dos professores", sugiro que se utilize a segunda estratégia. Vamos tomar escolas na mesma cidade, mesma cultura, com distribuições estatísticas análogas nos vários parâmetros relevantes (como o social). Dividir em duas amostras, dando aumento de salário e melhoria de infra-estrutura para um grupo de escolas e não fornecendo para o outro grupo. Vamos verificar a evolução temporal e vamos fazer afirmações baseada em dados!

Ah, neste caso eu já sei a resposta!!!  Sim, as leis de mercado, a única Lei da área de estudos do Gustavo Ioschpe, nos permitem inferir que, com o tempo, haverá diferença mensurável entre os grupos.

Quanto tempo?  Não sei. A Espanha levou duas décadas de enormes salários para os jogadores de futebol, inicialmente só estrangeiros, para só agora atingir a hegemonia no futebol mundial! Não existe nenhuma solução mágica para o drama de nosso desafio na educação!

PS.:  Em um próximo post vou discutir outras propostas do Ioschpe.

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