terça-feira, 11 de maio de 2010

Manuscritos do Evangelho em formato livre

Trecho do Pergaminho Codex Vaticanus B - Final de Lucas início de João - IV d.C.

Livros não são eternos, mas dados digitais têm uma estrutura de informação que pode também deixar de ser "legível" com o fim de um ciclo tecnológico.

Quem hoje ainda pode ler um disquete de 3,5"?

A biblioteca do Vaticano iniciou projeto de digitalização de seu enorme acervo de manuscritos. Do Codex Vaticanus - um dos quatro mais antigos pergaminhos do século IV em que se encontra registrado o Novo Testamento completo, à bula papal que instituiu a Ordem dos Franciscanos em 1223, uma riqueza histórica incalculável será perenizada em arquivo digital.

Como garantir que os arquivos de imagem sejam corretamente legíveis por séculos? Não seria utilizando formatos com estrutura de dados proprietários. Assim, visando a reduzir custos bem como garantir a compatibilidade futura dos arquivos digitais, o Vaticano decidiu utilizar o formato livre FITS de arquivos de imagem.

FITS ou Flexible Image Transport System é um formato de arquivo digital de imagem, desenvolvido pela NASA para arquivar imagens astronômicas, o qual prevê o armazenamento de metadados científicos da foto, como dados fotométricos, calibração espacial, origem da imagem, etc.

Uma característica importante do formato FITS é que a sua estrutura de dados, até ao nível binário, está especificada em documentos públicos. Com estes documentos, futuros pesquisadores serão capazes de decodificar os dados em qualquer arquivo de dados no formato FITS.

Ou seja, FITS é mais do que Software Livre: é formato de domínio público. Decisão acertada. Não se pode deixar documentos de interesse público em arquivos proprietários. No Brasil, escrituras públicas ainda são realizadas em arquivos .doc. Um erro que precisa ser remediado, antes que não possamos ter acesso às informações da área de nossas residências!

PS.: O aplicativo GIMP, o equivalente ao Photoshop no Linux, lê e escreve no formato FITS!

Referências:
Notícia original em italiano aqui.
Referência em alemão aqui.

Nenhum comentário: