sábado, 10 de dezembro de 2011

Foi um ano bom!

Vazão do Rio Grande depois da Represa de Itutinga

"Os anos passam cada vez mais depressa...
Nos últimos tempos passaram muitos por aqui!"

                                  Carlos Drummond de Andrade

No som antigo, o CD toca os clássicos românticos alemães: Schubert, Beethoven, Brahms. Na rede, olho o sol se pôr sobre a cidade. A torre da Matriz de Santana marca o encontro da eclíptica com o horizonte de Lavras. Minha mente vaga pelas lembranças e pelas marcas do tempo.
 
Foi um ano bom!

Como Drumond sinto que:

Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.



A presidência do Comitê Científico do Congresso ESUD 2011 deu muito trabalho mas saí refeito. Foram mais de 460 trabalhos e 540 autores. Nem todos puderam entrar na programação e nos anais, mas pude viajar pelas inquietações que afligem os trabalhadores do Ensino Superior a Distância em todo o País.

Lutando contra a evasão, em busca da EaD como fator de transformação social,  a preocupação com a inclusão dos portadores de deficiência, EaD como nova oportunidade no setor carcerário, os desafios tecnológicos deste novo locus da  educação. A realidade da educação no Estado do Amazonas - quase inviável sem a alternativa da Educação a Distância -, me deixa perplexo!

Foram tantos temas relevantes que passaram nestes meses em minha mesa, digo, pelo meu computador, que só posso dizer: foi um tempo de reflexão criativa sobre a realidade e desafios da Educação no País. Quem quizer ter acesso aos 188 artigos do ESUD:  http://lite.dex.ufla.br/esud2011

Minhas filhas me cobriram de orgulho com suas vitórias.

Nathália, pela segunda vez, foi medalha de prata na Olimpíada Brasileira de  Astronomia. Passou entre os 10 primeiros colocados na seleção para um colégio de ponta em Jundiaí. Com sua meiguice, encantou a todos na sua linda festa de 15 anos!

Rebeca termina o terceiro ano de direito com a aprovação em dois estágios para o próximo ano: Procuradoria de Justiça e Núcleo de Prática Jurídica! Cada vez mais nos reconhecemos um no outro: a mesma inquietação intelectual, a busca de soluções "sem compromissos", a mesma saudade do que não conhecemos.

Comprei um sítio, plantei árvores, construi um Chalé! Não me esqueci de nada. Mas reencontrei uma paz que havia muito não sentia. Deixo apenas que a vida prove as verdades no fogo do tempo!

Seis ministros da Dilma cairam, dois estão a caminho, mas ela desperta mais confiança hoje do que durante a sua eleição. Alguns argumentam: que bom que caíram. Eu digo: quem dera não estivessem por lá. Em Caratinga, o prefeito do PT se safou do impeachment. Continuo desacreditando de qualquer compromisso do PT com a ética e com a moral. E isto - a falta de moral do PT - é ruim, sob qualquer aspecto.

Estados Unidos e Europa em crise. Nunca pensei que viveria este dia de ter orgulho de decisões que tomamos como País, na construção da democracia com justiça social. Mas, no caminho, este ano perdemos a imprescindível D. Helena Greco.

Assim, neste fim de ano, sinto-me como Drummond:

Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.


Sinto aquele indizível sentimento de que tudo passa,
tão lentamente,
tão ternamente,
de forma tão inexorável,
que é como se o tempo não existisse.

Bom fim de ano a todos!
Pôr do sol no Sítio Águas Claras - Itutinga

2 comentários:

Denise Vasconcelos disse...

Ulisses, meu anjo, que ano bom mesmo! Vc obteve muitas conquistas (Esud, Sítio, chalé) e por tabela desfrutou das vitórias de Nathalia e Rebeca. Parabéns. Mas, Bom fim de ano, já? Nada disso. Ainda quero te desejar Feliz Natal, Feliz Ano Novo... E ainda quero te agradecer por tudo de bom que vc me proporcionou, ok? Bjim

Tel disse...

Que retrô... Mas creio que ainda tenha esquecido alguns detalhes importantes quanto a trabalho/estudo rsrsrsss
Realmente foi um ótimo ano.
Desejo que o próximo seja ainda melhor.
Feliz Natal!
Feliz 2012!!!
Bjsss