Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a resposta a questões, como a Questão 2 reproduzida abaixo.
__________________________________________________________________________
Questão 02 – Como a energia consumida pelo resistor A é alterada quando o resistor B é adicionado ao circuito? A energia que chega ao resistor A por unidade de tempo:
- Quadruplica (4 vezes)
- Dobra
- Permanece a mesma
- Reduz-se pela metade
- Reduz-se em um quarto (1 / 4)
A questão é simples, envolve associação de elementos num circuito, como a que fazemos todos os dias ao ligar dois computadores numa extensão, ou quando alteramos a temperatura do chuveiro elétrico.
Mas a questão guarda um segredo: a sua solução exige um raciocínio lógico-sequencial em duas etapas. O acréscimo de um resistor no circuito dobra a sua resistência e, portanto, diminui a corrente pela metade. Mas, a questão pergunta sobre o fluir da energia na unidade de tempo, ou seja, sobre a potência dissipada no circuito. Esta grandeza varia com o quadrado da corrente, portanto, ela se reduz a 1/4 do valor inicial.
Nós comparamos a aplicação deste teste no Brasil (pesquisa realizada em Lavras-MG), com dois resultados do mesmo teste conhecidos da literatura, aplicado na Etiópia [Tarekegn, 2009] e Estados Unidos [Engelhardt 2004].
Note que a opção errada D é muito mais frequente que a opção correta E. Este fato pode ser compreendido, se notarmos que o primeiro passo no desenvolvimento da solução pode induzir o aluno com conhecimento parcial da matéria a fazer esta opção.
O que observamos é que, apesar das enormes diferenças culturais e educacionais que separam Brasil, Etiópia e Estados Unidos, a dificuldade em responder questões que exijam este raciocínio lógico-sequencial em mais de uma etapa, é a mesma.
Este é o desafio da educação em todo o mundo: criar no aluno a capacidade de leitura e interpretação dos problemas e a metodologia para o raciocínio lógico-sequencial na busca de soluções.
Feliz dia do Professor para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário