quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Física experimental com Labplot

Uma dos fatos fundamentais na evolução das ideias da Física foi a visão de Modelagem Experimental, introduzida por Galileu Galilei, a ideia de que podemos modelar as medidas da realidade com uma equação matemática. Assim, um dos principais objetivos pedagógicos da disciplina de Física Experimental é que o aluno aprenda a realizar uma medida e ajustar os dados experimentais utilizando um Modelo Matemático.

A ferramenta computacional que utilizamos na UFLA é o LabPlot. Um Software Livre que permite plotar os dados experimentais e ajustar os dados por um modelo teórico, procurando otimizar os parâmetros para achar a melhor curva que se ajusta aos dados.

No Vídeo, medidas de oscilação amortecida de um circuito RLC são ajustadas no LabPlot. Os dados experimentais foram coletados utilizando um Osciloscópio Digital, que exporta os dados já em formato digital através de um Pendrive. A aba Análise permite o Ajuste Não-Linear dos dados. Define-se a função a ajustar, os parâmetros aproximados e o software ajusta os parâmetros pelo método dos Mínimos Quadrados.


PS.: Por falta de link, a qualidade do Vídeo teve de ser reduzida.Maiores detalhes sobre o software no site do projeto: http://labplot.sourceforge.net/

Um comentário:

vdeluca disse...

com essa trilha do dave matthews deu vontade de assistir o filme de novo :)