quarta-feira, 20 de agosto de 2014

A história da foto do Vladimir

Miriam Leitão e Vladimir Netto
"Não sei se foi no dia em que você saiu do hospital ou no dia seguinte. 
Estávamos todos curtindo a sua chegada.
Eu tinha feito um laboratório de fotografia no porão de nossa casa e comprado uma velha Rolleiflex. Ficava o dia inteiro procurando motivos para fotografar, quando sua mãe pediu que eu fizesse uma foto sua. 
Como não tinha iluminação, ela foi para a sacada da cozinha que descia para o quintal. 
Eu não tinha ainda um ampliador, por isto a foto é do tamanho original do negativo da Rolleiflex! Usei o modo mais primitivo que havia de inverter o negativo: Fiz um sanduíche com o negativo 9 x 9 e o papel fotográfico entre duas placas de vidro.  
Fiquei emocionado quando sua forma foi aparecendo no revelador. A melhor cópia ficou com sua mãe. Eu fiquei com uma que teve pouca exposição à luz e ficou meio clara demais. Esta que digitalizei tantos anos depois..."

Nenhum comentário: