domingo, 16 de março de 2014

Enamorados


Assim foi o nosso encontro.

De longe, era apenas um vulto meio colorido, destacando o vermelho da parte inferior de sua cabeça e o amarelo brilhante de suas barbatanas.
As cores vivas floresciam ao longe. O resto do corpo se confundia com as pedras e as algas do recife de corais.

Era um rapaz garboso. Se eriçava todo ao nos aproximarmos, sem se importar com a diferença de tamanho.

Ao aproximar, pude verificar uma companheira, tímida, recatada e discreta.
Escura, com manchas brancas. Ele a envolvia de todos os lados. Sempre se interpondo entre mim e ela.

Ela se escondia na gruta onde estavam alojados. As vezes, quando ele relaxava, ele também entrava na gruta e ela se afastava. Ele a perseguia. Podia vê-lo lambendo o seu corpo. Inicialmente, a impressão era de uma disputa. Pouco a pouco fui percebendo a delicadeza dos movimentos, o clima de romance no ar.

Quando eu me aproximava ele ficava estanque, imóvel, olhos abertos como que mirando-me nos olhos. Aproximei. Coloquei a mão em uma pedra próxima. Ele ficou irado. Me atacou e afastei a minha mão de seu território.



Só depois fui me informar.

Era um adolescente apaixonado, enfeitado para o acasalamento, carinhoso e protetor, defendendo o seu ninho e a sobrevivência de sua espécie.

Um casal de enamorados! Tudo é lindo no fundo do mar!

PS.: Fotos tiradas nos bancos de corais da Praia de Paripueira, Alagoas, em 16 de março de 2014. Não sei ainda a espécie.

PS. II:  O comportamento e as características morfologia me lembram os Ciclídeos de meu aquário, mas não encontrei ainda a espécie deste peixe. 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.

2 comentários:

Chris disse...

Férias tem sempre um aroma de romance no ar!!
Belo texto!

wilma disse...

Como sempre inspirador e real, que lindo relato de um mundo tão desconhecido dos seres humanos comuns. Você e especial mano, Seus textos sempre me inspiram. Gostei..