sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Falta Lula!


Enfim, os corruptos foram condenados e estão a caminho da prisão.
Não é a punição exemplar... Longe disto. Uma condenação pífia, de uma sociedade que contemporiza com a corrupção, com a bandidagem. Mas, eles vão para a cadeia. E isto é um grande passo.

Mas, neste exato momento em que acompanho José Genoíno Neto se apresentando à polícia para passar sua primeira noite na cadeia, faço uma pequena revisão dos fatos e me pergunto: o que levou José Genoíno Neto à prisão?

Não acho que todos os réus desta vergonhosa trapaça do Partido dos Trabalhadores são iguais. Assim como os deputados comprados, Marcos Valério estava apenas interessado em dinheiro. Acho que seu sócio realmente não devia saber de toda a extensão da maracutaia. São diferentes, mas iguais: todos os sócios são igualmente responsáveis pelos crimes administrativos realizados pela empresa. Não há desculpas do tipo: eu não sabia...  Foi por isso que Ramon Hollerbach, foi condenado e continua alegando inocência.

Da mesma forma que Ramon não é Valério, creio que Genoíno não é Dirceu.

José Genoíno Neto afirma ser preso político (sic). Não é verdade. Ele foi condenado  por uma razão objetiva: assinou contratos de empréstimos fraudulentos do Banco do Brasil e do Banco Rural, como presidente do Partido, cujo objetivo era munir o sistema com dinheiro para compra de votos.
Na conclusão da peça de interposição de embargo infringente, os advogados de Genoíno fazem constar: “José Genoino Neto não merece a pecha de bandoleiro. José Genoino Neto não integra quadrilha. José Genoino Neto é um digno e honesto cidadão, é um homem público extremamente íntegro, probo, idôneo e incansável servidor da causa pública (...) Não aceita e jamais aceitará sua condenação por este pretório excelso."

Eu creio que sim. José Genoíno talvez seja um homem íntegro. Mas o presidente do partido tem responsabilidade política por cada contrato que assina.
Há um abismo entre a ingenuidade de Genoíno e a falta de carácter explícita de José Dirceu. Creio que José Dirceu continuou no PT sua carreira de guerilheiro. Um guerilheiro não pode ter escrúpulos. Tudo é válido, até mesmo matar. Por que não comprar votos? Os fins justificam os meios, e passa-se a ser o dono da verdade e de sua própria moral. Isso é o que se torna imoral. Ao contrário de Dirceu, creio que Genoíno foi ingênuo. Entretanto, ele deve sim ser condenado, apesar de não fazer parte central da maquiavélica máquina de corrupção de José Dirceu.

Da mesma forma que o sócio de uma empresa tem responsabilidade pelos  crimes da empresa, o presidente de um partido tem responsabilidade política pelos atos do partido, o Presidente da República tem responsabilidade política pelos atos cometidos pelo seu governo. Afinal, a quem beneficiaram as compras de votos? Eu creio que Lula sabia. Entretanto, não saber o que realizavam seus subalternos é mais do que uma prova de incompetência. A responsabilidade política é do Presidente da República. 

Falta um mensaleiro nesta história: Luiz Inácio Lula da Silva.

PS.: A equipe de marketing do PT está tentando transformar os mensaleiros em mártires. Bom, esta semana parte da farça caiu: a Dilma pode ficar tranquila, a saúde de Genoíno não inspira cuidados. Genoíno é jovem, tem 67 anos, tem complicações cardíacas e deve se cuidar. Entretanto, fico pensando se ele tivesse 97 anos, estivesse gravemente enfermo em um hospital e fosse levado ao tribunal para ouvir sua sentença de maca, com aplicação de soro, com um tempo limite de 15 minutos, devido a sua incapacidade de seu cérebro em se concentrar. Este foi o procedimento de um tribunal húngaro recentemente no processo contra um policial húngaro, acusado de crime nazista  http://migre.me/gMTHl. O crime não prescreve por problemas de saúde. 

Nenhum comentário: