segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Qualidade de ensino é... Universidade Federal de Viçosa!

Universidade Federal de Viçosa

Mais uma vez, o curso de Direito da UFV (www.ufv.br) entre os melhores no Exame da Ordem - OAB. Desta vez, o maior índice de aprovação no exame OAB 2011 do País!
Melhores e piores no exame da OAB 2011.
Diversos argumentos procuram relativizar a conquista: são apenas 41 alunos, o exame não diz nada, etc.

O certo é que, sistematicamente, as Universidades Federais estão quilômetros a frente das particulares em todas as formas de avaliação de qualidade de ensino que se faça! Enquanto as particulares estão patinando e sendo descredenciadas -  incluindo o projeto das Faculdades Doctum do qual participei - as Federais são melhor avaliadas e seus agressos têm melhor desempenho!

Isto tem só uma explicação - investimentos - e três causas:

1) Melhores salários
2) Estabilidade
3) Melhor infra-estrutura

A "desculpa" de que as Universidades Federais atraem melhores alunos deve ser relativizada: com a inclusão de amplas camadas das classes C e D nas Universidades e o resultado positivo de Universidades localizadas em pequenas cidades do interior, seguramente, não dá mais sustentação ao argumento!

Para melhorar o ensino Fundamental o único caminho é o aumento de investimentos: Salário e infraestrutura das escolas públicas! Qualquer outra solução é balela e falta de visão.

Parabéns, Viçosa!

Nenhum comentário: