sexta-feira, 8 de julho de 2011

EaD e Software Livre


A edição 27 da Revista Espírito Livre, do meu querido amigo e ex-aluno João Fernando Costa Jr. @jfcosta, já está disponível. Esta ediçã tem como tema o Educação a Distância e Software Livre. O foco é a discussão de plataforma tecnológica. Moodle e Amadeus permeiam a discussão.

Tenho trabalhado com o Moodle desde 2008. Apresento nesta revista um aperitivo do Minicurso de Ferramentas Avançadas do Moodle que estarei ministrando no segundo semestre em Lavras e, possivelmente, no ESUD 2011.

A equipe do Amadeus, desenvolvido na UFPE em Pernambuco, foi entrevistada pela revista. Thiago Araújo apresenta uma avaliação comparativa entre o Amadeus e o Moodle baseada em apenas um ponto: número de páginas visitadas. Da equipe que iniciou o projeto fez parte uma das alunas mais brilhantes do Curso de Computação que implementei em Caratinga, Luanna Lopes Lobato hoje professora na UFG, Campus Catalão.

Em meu artigo (pág. 52) tem uma afirmação que contradiz o artigo da Loyanne Salles (pág. 59). A informação de que o site do Governo de Minas é a maior plataforma Moodle do País e a quarta do mundo foi registrada na estatística do Projeto Moodle e pode ser acessada aqui.

Independente da questão estatística, seguramente, as iniciativas do Serpro, do Estado de Minas, e de diferentes instituições de ensino no País fazem do Brasil um dos maiores atores em EaD no mundo.

Nenhum comentário: