sábado, 23 de abril de 2011

Meu muro de Berlim

Queda do Muro de Berlim,em 9 de novembro de 1989

"É preciso sentir tristeza sem odiar" - Hebert Luthy citado por Fritz Stern.

"A verdade histórica torna a reconciliação possível" - Fritz Stern.

Comecei a ler o livro "O Mundo Alemão de Einstein" pelo seu último capítulo "Pátrias perdidas: a reconciliação entre Alemanha e Polônia". Por tudo que já li sobre a vida de Einstein, muito de seu contexto histórico e a relação com o desenvolvimento de seu pensamento científico não me são desconhecidos. Assim, iniciei lendo o discurso histórico de Stern num Seminário em Berlim, em 1995, sobre o exílio polonês e alemão nos séculos de guerra entre os dois países. Da ocupação alemã, a Revolta do Gueto de Varsóvia se tornou um ícone da indignação humana contra a opressão.

Aplicando à minha própria vida, me sinto um exilado da própria cidade onde nasci em pleno sentido. Pois o que se perde no exílio, em primeira instância, é o lar e o sustento. Foi o que perdi.

Não sei se estou pronto para perdoar. Mas, sinto conforto nas palavras de Fritz Stern. Somente a verdade torna a reconciliação possível. Feliz em meu exílio, quem sabe se o reestabelecimento da verdade não me encontre mais livre para o perdão?

2 comentários:

Anônimo disse...

A verdade muitas vezes faz a ferida sangrar.
Como se fosse para arrancar um veneno.
E alguns venenos precisam de mais tempo para serem extirpados.
Por experiência pessoal: Sim,toda verdade liberta. Algumas precisam de mais tempo, só isso.
Conheci o Blog pelo tweet da sua irmã Miriam.
Parabéns.
Fabiana - Varginha MG

Ulisses Leitão disse...

Obrigado, Fabiana.
A verdade pode sangrar, mas o silêncio pode amargurar o coração...