sexta-feira, 1 de abril de 2011

Expansão das Universidade Federais: a questão da gestão

Vídeo Revolta Democrática do Blog dos alunos de Eng. Química CAP-UFSJ:  http://deqcap.blogspot.com/

Estudantes de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del Rey, Campus Alto Paraopeba, fizeram uma manifestação pedindo Laboratórios Didáticos e garantias de formação profissional de qualidade! Não é um caso isolado. Fatos que estávamos acostumados a ver acontecendo com as instituições privadas, agora atingem as  Universidades Federais.

A dramática expansão do ensino superior público do Governo Lula cobra a sua conta. Algumas considerações sobre o problema.

Estava errado o governo Fernando Henrique Cardoso em "congelar" os investimentos no Ensino Superior por 10 anos como fez! A desculpa de aplicar melhor em educação básica não cola. Tem de haver aumento real  de investimentos em educação. Nenhum País sobrevive a tamanha desmotivação dos professores e pesquisadores com a política que o PSDB implementou na época. Sou um caso vivo: Pedi demissão da UFMG após anos de frustração com a política do Paulo Renato, Ministro da Educação da época.

Mas está errada também a política de expansão desmensurada implantada pelo governo Lula. Ela pode levar à deteriorização da qualidade do ensino por carência de pessoal e de infraestrutura. Alguns reflexos isolados estão no cotidiano de nossas universidades:

1) 40% dos concursos para professor da UFLA no ano passado tiveram de se repetir por falta de candidatos aprovados;

2) A manifestação em Ouro Branco (Campus Alto Paraopeba - UFSJ) ocorre pela falta de infra-estrutura de laboratórios de ensino;

3) Os alunos de Física da UFLA têm aula de Laboratório de Física IV em São João del Rey por que a Reitoria não comprou a lista de equipamentos apresentada em setembro de 2009;

4) Em Lavras, onde o curso de Física da UFLA não preenche todas as vagas, a UFJF tem um polo UAB cque oferece curso de Física a distância, que também não preenche suas vagas!

O correto é um ponto de equilíbrio, uma expansão dentro de um rítmo adequado,  que mantenha a motivação da Universidade sem sufocá-la com uma expansão para a qual ela não tem fôlego!

Espero que  o governo Dilma encontre o equilíbrio!

2 comentários:

Anônimo disse...

Favor, correção. O manifesto foi feito pelos alunos de engenharia civil. Tendo prejuizo os alunos de 7°, 5°, 4° e 3° periodos. Que não tiveram aulas praticas até o momento.

Ulisses Leitão disse...

Obrigado pela correção!