quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Saudades de Rosseau


Tenho vaga lembrança de Rosseau.
Ele cuidava de mim quando criança.
Dormia ao lado de meu berço e latia para avisar
minha mãe e irmãs que eu havia acordado!
Foi meu primeiro cachorro!

Estou lendo Jean Jacques Rosseau, o filósofo francês que
deu nome ao meu cachorro. Uma de suas frases:

"O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro que, tendo cercado um terreno, lembrou-se de dizer 'isto é meu' e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não pouparia ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou enchendo o fosso, tivesse gritado a seus semelhantes: 'Defendei-vos de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém'"

Músico, filósofo, sociólogo e pedagogo, Rosseau foi um
precursor do ideário da Revolução Francesa.
A ele devemos o termo "igualdade" na trilogia conceitual que
norteou a frança e os Estados Unidos do século 18.

Ele disse que a igualdade só se tornaria uma realidade
com a universalização do acesso à educação.Mas não só.

Crítico ferrenho da pedagogia clássica, do aprendizado
pelo sofrimento, pela dor, do conteúdo descartável
sem conexão com a vida, foi também um crítico
do conhecimento tecnológico que não leva a
uma formação cívica e social, ao sentimento de sociedade.

Em sua concepção, a educação deveria formar o homem e não o técnico.
deveria formar o cidadão e não o intelectual.

No ano passado ultrapassamos a barreira dos 7 bilhões de seres humanos.
Na brilhante palestra de Hans Rosling, hoje são 2 bilhões na pobreza absoluta. Lutam por ter uma sandália. Não têm acesso a educação, têm muitos filhos.
Com isto, em 40 anos, em 2050, este grupo dobrará.
Se nada for feito, se nenhuma política global de combate à miséria for
feita, este grupo dobrará, teremos 4 bilhões de miseráveis, em uma população
de 9 bilhões.

Para  que não se inicie uma catástrofe, é necessário emprego e educação.

Tenho saudades de Rosseau, filósofo. 250 anos depois, Rosseau continua atual.
A educação é peça fundamental na transformação  da sociedade.
Mas ela, a educação, também precisa ser transformada!

Hans Rosling você encontra aqui.

Nenhum comentário: