terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Não apenas relâmpagos e trovões...


A violência e enorme energia associadas às descargas elétricas durante uma tempestade não produzem apenas relâmpagos e trovões! Flashes de Raios Gama de alta energia produzem anti-matéria!

A Nasa divulgou ontem que o Monitor de Explosões de raios Gama - o Observatório Telescópio Espacial Fermi instalado no espaço há três anos para estudar a origem do Universo, detetou produção natural de Anti-Matéria em tempestades na Terra.

Campos elétricos intensos na estratosféra sobre nuvens de tempestade criam uma avalanche de elétrons, com velocidade próximas à velocidade da luz, como em um acelerador de partículas. Os elétrons, ao serem defletidos por átomos com alta energia produzem raios gama que, ao passarem próximos ao núcleo atômico, produzem um par elétron-pósitron, seguindo a famosa equação de Einstein: E = mc2. O campo magnético da terra é muito pequeno (0,5 Gauss, 100.000 vezes menor do que o campo que era produzido em meu laboratório na UFMG). Mesmo assim, ele aprisiona os pósitrons e os elétrons em trajetórias helicoidais de raio da ordem de um metro ao redor das linhas de campo magnético da terra, como mostrado na simulação.

Em fins de 2010, nenhum grande evento de produção foi detetado no Brasil. Veja mapa abaixo.
Locais onde foi detetado eventos de produção de anti-matéria em 2010













Link:

Videos e animações: http://www.nasa.gov/mission_pages/GLAST/news/fermi-thunderstorms.html

Para onde foi a anti-matéria?: http://ulissesleitao.blogspot.com/2010/03/para-onde-foi-anti-materia.html

Nenhum comentário: