sábado, 14 de agosto de 2010

Ver Vídeos Youtube na TV com Linux

 Venus: Death of a Planet - Cosmic Journey, Vídeo convertido para Mpeg

Há dois anos a TV digital permitiu a integração de mídias, de forma que  você pode acessar a internet de sua TV. Existem diversos equipamentos que permitem assistir Vídeos da internet (Youtube, p.ex.) em sua TV, sem necessidade de um PC: Apple TV, TiVO, Bravia Internet Video link, MediaSmart TV, Verismo PoD, Playstation 3 e Wii.

Descobri recentemente (Tvz não seja novidade para muitos tecno-freaks) uma forma que me permite assistir vídeos do YouTube em minha TV (Série Cosmic Journey, Scorpions, etc...).

Compramos um Aparelho de DVD com entrada USB, o Semp Toshiba SD 3010S. O problema então é conversão de formato. O Youtube trabalha com o formato FlashVideo .FLV e este DVD trabalha com formato MPEG.

Qualquer Linux com um ambiente Multimídia bem instalado possui o aplicativo FFMPEG (www.ffmpeg.org), uma solução multimídia completa para gravar, converter e disponibilizar vídeos e som em uma infinidades de formatos e codecs.

Ao assistir um vídeo no Youtube, o Linux cria um arquivo temporário em /tmp. O nome do arquivo inicia com a palavra Flash. Assim, para assistir um vídeo do Youtube, ou qualquer outro vídeo da internet em sua TV siga os passos:

1) Assista o vídeo ou, pelo menos, deixe-o carregar completamente.
2) Copie o arquivo Flashxxxx do diretório /tmp para seu diretório de vídeo
3) Mude o nome do arquivo para  MeuVideo.flv
4) Para converter o vídeo basta o seguinte comando em um terminal:

ffmpeg  -i  MeuVideo.flv  MeuVideo.mpeg

O aplicativo reconhece a extensão .mpeg e ajusta os parâmetros de áudio e vídeo para converter o arquivo do formato Flash para o Mpeg.

5) Copie o arquivo Mpeg para um PenDrive e assista no aparelho de DVD!

Bom, os usuários Windows ou Mac devem procurar um conversor de formato de vídeo, piratear e aquelas coisas típicas de usuários de SO proprietários! Sou mais a simplicidade do Linux!

Nenhum comentário: