domingo, 22 de agosto de 2010

O dia depois de amanhã...


 
Pois bem, as pesquisas confirmam: Dilma 17 pontos a frente de Serra, 38 a frente de Marina, e subindo. O povo brasileiro, mais uma vez, decidiu que não importa a corrupção de Lula, as falcatruas da maior máquina de fraude jamais montada na história deste País. Era de se esperar:  ele sempre votou em Maluf com o brilhante argumento de que "rouba mas faz". O argumento muda de lado mas não perde a relevância. O desprezo pela ética e a moral é o mesmo!

Conheço um prefeito, do PT. Tinha uma dívida de R$ 300.000,00 e o Apto empenhado. Ganhou a eleição. Em seis meses veio a notícia:  comprou uma fazenda por R$ 750.000,00. Vai pagar com a "renda do café" (SIC). Nove meses e... salários atrasados. Ninguém se importa!

Claro que Serra e o PSDB contribuíram, e muito, para a tênue democracia brasileira se chafurdar na lama da falta de opções. Neste sentido concordo com @luisnassif (26/08/2010): Serra foi o maior erro da oposição nesta eleição. Serra cheira a velho, a De Já Vú, à falta de ousadia de um partido que envelheceu com o patriarca FHC. Erraram ao olhar as pesquisas e ver Aécio abaixo de Serra. Com Aécio, pelo menos o PSDB respiraria ao novo e não à velha oligarquia política paulista...

Mas, claro que poucos, talvez só os espertalhões das privatizações e o Banco Oportunity, sentem saudade do FHC. Ninguém na Universidade Pública Brasileira votaria em Serra, Aécio, ou PSDB. Eu me encontro entre estes. No governo FHC, o Paulo Renato destilou seu ranço contra a Universidade Pública e quase a afundou. Mas a instituição Universidade tem seiscentos anos e não é qualquer merreca que a pode abalar. É mais antiga do que o livro impresso. E ela resiste e se renova.

Do ponto de vista de marketing, a figura franzina de nossa linda cabloca Marina não convence o eleitor. Ele quer ser enganado. Por isto, a plástica e a peruca da Dilma são tão importantes!  Se ao menos este povo parasse para ouví-la...
Eles não usam, mas gostariam de usar Black Tie e amam o discurso fácil e óbvio dos incompetentes.

Entretanto, amanhã será um novo dia. Me pergunto agora: como será o Brasil daqui a um ano com Dilma presidente? Sinto um enorme calafrio. Não acredito em biônicos, em pré-fabricados. Uma hora a realidade de que não é mais Lula quem está no governo vai pesar. Carisma e história não se herdam. E a senhora Dilma carece dos dois.

Nenhum comentário: