sábado, 25 de março de 2017

Por que votarei em Lula em 2018...



Há diversas razões, mas é preciso ir ao ponto:  a estratégia da aliança PSDB-PMDB no governo Temer é um desrespeito à democracia.

Todo poder emana do povo... diz a Constituição, mas os canalhas usurparam o poder e, sem nenhuma legitimidade, estão empurrando goela abaixo do povo brasileiro uma agenda que, em absoluto, não foi objeto de debate democrático e eleitoral. Portanto, esta é uma prática fascista, que converteu um Congresso de hienas, comprado a preço de caviar, champanhe com o presidente e sabe se lá mais o quê, em um bando irresponsável que não representa os anseios da sociedade.

O mais nojento que se vê é um golpe sujo a cada momento.

Na PEC 55, a constituição foi vilipendiada em seus fundamentos, com o silêncio sepulcral de um STF desmoralizado (Veja AQUI). Não se alteram as "disposições transitórias" trinta anos após a promulgação de uma constituição. Não se expulsa as manifestações populares do Congresso a toque de bala e cassetete, como foi realizado pelo Temer naquele fatídico 13 de dezembro de 2016 (Veja AQUI). A pressa com que o canalha-mor Renan Calheiros, representante típico da Oligarquia Liberal (veja o texto de Sérgio Abranches AQUI), nascida no seio da corrupção de Collor de Mello nas Alagoas, conduziu o processo de aprovação, nos estertores de mandato como presidente do Senado, visava apenas evitar o debate, impedir que a democracia fizesse o seu papel: construir consensos mínimos que possam ser respeitados por todos. Eles usurparam o poder e querem calar os que discordam.

O debate da reforma da previdência se arrasta permeado de mentiras e objetivos escusos. É necessária? Sim. Mas tem de ser conduzido nos limites da democracia e do debate, pois afeta a todos. Não pode ser comprada pela troca de favores no Congresso, na proteção a setores mais poderosos, como o Militar, em detrimento de sua finalidade e objetivo: garantir a dignidade do envelhecimento.

Nessa semana veio o golpe sujo de ressuscitar um projeto da era FHC, que estava há quase vinte anos na gaveta. Como assim? Tudo na vida jurídica prescreve, somente a safadeza do Congresso Nacional, não? Quem propôs esta pauta? A quem interessa? Terceirização irrestrita? Ora, para onde vai o seu emprego se o seu patrão pode contratar uma empresa de trabalho escravo em seu lugar?

Do fisiológico PMDB nunca esperei nada. Mas eu confesso que esperava um mínimo de maturidade na reflexão política do PSDB. Pensei que vinte anos longe do poder seriam suficientes para qualquer partido repensar seus valores, desconstruir sua arrogância, enxergar os erros absurdos do segundo mandato do FHC, enxergar os acertos do governo do PT, e mantê-los, identificar os seus erros, e corrigi-los. Afinal, a Social-Democracia tem valores e história, principalmente na Alemanha, que poderiam servir de inspiração. Mas o que vemos é uma pauta retrógrada, da extrema direita empresarial que mamou nos erros do PT e nos empréstimos do BNDES e agora, a revelia da vontade popular, quer impingir o retrocesso social à sociedade brasileira. Mas isto é uma ingenuidade. A sociedade não vai permitir que haja retrocesso. Queremos avanços sociais com estabilidade econômica. E não vamos arredar o pé de nosso desejo de construir um País melhor, solidário, sem corrupção, mas também com uma pauta voltada para o resgate social. 

Vou votar em Lula, por que acredito que o PT é maior do que os seus erros. Será capaz de expurgar os que o contaminaram com a sede de poder. Será capaz de recolocar o País no trilho da Justiça Social.  Por que a alternativa é a Oligarquia Liberal que insiste em destruir o País para manter seus privilégios.

PS.: Escrevi este texto antes de Aécio e Temer serem flagrados pedindo e recebendo malas de R$ 500.000,00, antes da vergonhosa manipulação da CCJ, da maior compra de votos do parlamento desde que Fernando Henrique Cardoso comprou votos para aprovar a emenda de reeleição.  Com tudo isto, só posso reafirmar meu voto de protesto contra a corrupção generalizada, que envolve inclusive um judiciário corrupto que foca exclusivamente no PT. 

Nenhum comentário: