quarta-feira, 28 de agosto de 2013


Aula magna na sexta-feira da semana que vem marcará, de forma festiva, o início das atividades do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo UFLA.

Marcos Assunção Pimenta, o palestrante, é professor da UFMG, coordenador do Instituto de Ciência e Tecnologia em Nanomateriais de Carbono - UFMG/INCT-CNPq. Fomos colegas na graduação e mestrado em Física na UFMG. Ele fez o doutorado na França nos anos oitenta. Nos anos noventa, quando éramos colegas no Departamento de Física da UFMG, ele realizou o seu pós-doutorado no MIT com a profa. Mildred Dresselhaus (Massachussets Institute of Technology, EUA). Desde então, em parcerias muito prolíferas, tem desenvolvido uma pesquisa de vanguarda na área de nanomariais de carbono. Ele e seu ex-aluno de doutorado, Prof. Ado Jório, receberam em 2009 o prêmio Somiya para Colaboração Internacional da União das Sociedades de Pesquisa de Materiais (IUMRS), por seu trabalho sobre materiais de carbono nanoestruturado. O trabalho do grupo ainda foi reconhecido internacionalmente em 2009, tendo o prof. Ado Jório recebido a premiação anual do International Centre for Theoretical Physics (ICTP), dado a jovens cientistas, com menos de 40 anos, em reconhececimento  contribuições marcantes e originais feitas na física e na matemática por jovens cientistas.

Marcos Pimenta se destaca ainda como excelente professor de Física, com um raciocínio conceitual e simples. Sua aula será, seguramente, um grande momento para comemorarmos o início do Mestrado em Ensino de Física na UFLA.

Nenhum comentário: