sexta-feira, 8 de março de 2013

Royalties pelas águas


Tragédia ambiental no Lago de Furnas

O Secretário de Desenvolvimento do Rio de Janeiro deu entrevista ao Jornal Nacional, neste 8 de março, ameaçando utilizar o Licenciamento Ambiental como arma para tentar reverter o desejo democrático da maioria do País, de que os royalties do petróleo sejam divididos por todo o País.

É fato de extrema gravidade que um político venha a público com tamanho cinismo. Quem acha que estou usando uma palavra forte, que procure assistir ao sorriso de escárnio de Bueno na gravação disponível na internet - AQUI.
 
"A imaginação é infinita, dá para fazer um monte de coisas, um monte de maldades", disse.

Minha posição sobre a questão dos Royalties do Petróleo é a seguinte: não é possível mais uma vez desperdiçarmos a oportunidade de financiar o crescimento igualitário do País. O imposto (royalties é uma eufemismo visando esconder a real natureza do dispositivo legal) só se justifica, na sociedade moderna, como forma de viabilizar políticas públicas que visem a proteção da sociedade.

No golpe que está sendo orquestrado pelo Espírito Santo e pelo Rio de Janeiro, querem utilizar estes impostos para aprofundar as diferenças regionais.

Estamos vivendo uma enorme crise energética. Ao contrário do que tem sido alardeado na imprensa e sustentado pelo governo Dilma, o ano de 2012 foi pródigo em chuvas. Os reservatórios estão vazios por que estamos ultrapassamos o ponto de equilíbrio: estamos gastando mais água para a produção de energia em nossas hidrelétricas do que o razoável. Não tivemos mais apagões este ano por causa do pibinho da Dilma: a indústria freou o seu consumo.

Minas vive uma tragédia ambiental em seus reservatórios. O nível da represa abaixa, floresce a vegetação rasteira. Quando as chuvas elevam o nível do reservatório, a vegetação apodrece e consome o oxigênio da água!


 A represa de Camargos está há seis meses com nível abaixo de 60% - aprox. 4 metros abaixo do nível. O gráfico acima mostra como a Cemig retirou o que pode de água da represa para mitigar o problema da baixa histórica do Lago de Furnas. A curva vermelha representa o fluxo de saída, o azul o fluxo de entrada no Lago. Para se ter uma ideia, por volta do dia 6 de fevereiro o fluxo de vazão da Represa foi de 30 bilhões de litros de água por dia! Se por seis dias toda a água que chegou na represa em final de janeiro e início de fevereiro tivesse sido retida, o lago estaria com capacidade máxima! 
 
A solução para todos estes problemas é evitar esta enorme oscilação de nível. Gastar apenas aquilo que se tem! E agora eu me pergunto:  onde estão os royalties das águas para proteger os direitos dos cidadãos brasileiros que moram às margens destes lagos? Qual é o valor dos "royalties" pagos aos municípios "produtores de água" para mitigar seus problemas ambientais? E quanto à desvalorização do patrimônio e investimentos de cidadãos pela imperícia da ANS em manter as represas cheias?

Não podemos ter mais impostos. Mas podemos redistribuir os royalties do petróleo para ter uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário: