segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Réquiem para um Gato Mourisco

Gato Mourisco
Ele pode chegar a 70 cm de comprimento, pode pesar até 9 Kg.
Lindo e raro, é o Gato Mourisco. Seu habitat são as áreas de várzeas perto de fontes de água corrente.

E foi assim que ele morreu: uma estrada havia que dividia a várzea em duas metades. Km 1 da rodovia Itutinga - Carrancas. Entre 8:30 e 9:00 da tranquila manhã de sábado, dia 2 de fevereiro. Deve ter sofrido uma pancada na cabeça, pois não havia nenhum sinal de laceração. Corpo e pele intactos, revelando a beleza imensa de um animal selvagem.

Quando o vi inerte sobre o asfalto, havia morrido há pouco tempo, pois não estava ali 30 minutos antes quando pessei pela estrada. Senti uma dor como se perdesse um amigo. Que pena, uma vida ceifada tão jovem...

A vida nas paragens da Serra de Carrancas ficou mais pobre. Perdeu um Puma yagouaroundi.

Apesar de toda a sua agilidade, a morte também o encontra


Um comentário:

José Melo disse...

Caro prof. Ulisses.
Bom tentei vários contatos em busca de uma solução para o destino do gato mourisco encontrado.
Existem dois destinos aqui na ufla. Um seria o laboratório do prof. Renato Gregorim (Ramal: 1882). O prof. Renato é o curador de uma coleção científica de pequenos mamíferos aqui de nossa universidade. Eu consegui falar com ele que aceitou receber o animal, para tal basta combinar um dia para mudar o bicho de freezer. Um outro destino seria o prof. Alex Bager,ainda não consegui contactá-lo pessoalmente, mas descobri que ele coordena um projeto de ecologia de estradas e que está fazendo um levantamento dos animais atropelados em nossa região. Depois do animal passar por ele, será encaminhado para o departamento de Medicina Veterinária onde também possivelmente irá ser utilizado em aulas práticas. Quanto a possibilidade de taxidermizá-lo para futuramente integrar o acervo de nosso museu, infelizmente não será uma possibilidade, visto que estamos passando por uma reestruturação o no momento não teríamos como conservar o corpo do animal em condições adequadas. A professora Angela Maria Soares, atual coordenadora de Museus em nosssa universidade, não está autorizando a aquisição de novas peças.