sábado, 24 de novembro de 2012

The life finds a way...

Flor de Pequi
Esta é a frase que mais impressionou Sérgio Abranches no filme Jurassic Park! Talvez não somente a ele, mas a todos que contemplam extasiados os milagres da vida. Meu grande amigo, prof. Cláudio Davide ri de minhas "descobertas". É a sua área de estudos, como pesquisador do Laboratório de Sementes do Departamento de Ciências Florestais da UFLA.
Mesmo assim, registro aqui  mais um deslumbramento no Sítio Águas Claras.


A represa está seis metros abaixo de seu nível. Andando pela praia que se formou, encontro mudas brotando no chão que deveria estar a pelo menos cinco metros de profundidade no fundo do lago! Um Ingá nasce a quase um quilômetro de distância da árvore mais próxima.

Muda de Ingá que brotou a cinco metros de profundidade no Lago de Camargos.
Pequizeiro está ameaçado de extinção em diversos lugares pelo desmatamento. Poupei uma árvore feia, casca enegrecida pelo incêndio há três anos, quase desfolhada. Plantei um Ipê ao lado, e passei a regar a região. Me presenteou com a sua maravilhosa flor de Pequi.  Agora, enfeita o chalé que já está quase pronto.
Pequizeiro florido.
Durante dois anos, sem dar uma flor e quase sem folhas, mantive a Bouganville em um pequeno vaso em Caratinga. Em Lavras, foi enfeitar a frente de minha casa.

Bouganville
Uma imensa voçoroca triste...
Voçoroca
é o berçario de maritacas, que cavaram seus ninhos na terra arrenosa e frágil da Serra de Carrancas.

Ninhos de Maritacas
A velha Copaíba retratada em um post anterior, deixou sua marca e preservou a espécie!
Copaíba jovem lança seus galhos sobre a represa de Itutinga.


Nenhum comentário: