segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CAPES: os cegos e o tiroteio

Qualis (http://qualis.capes.gov.br/webqualis) é uma tentativa da CAPES de estabelecer um padrão de qualidade para as revistas científicas de todas as áreas. Classifica as publicações científicas e serve de base, por exemplo, para julgar a qualidade do currículo de um pesquisador em um programa de pós-graduação, ao solicitar recursos das agências de fomento ou ainda em um concurso de professor em uma Universidade pública.

Iniciativa louvável, tendo em vista a miríade de publicações de "fundo de quintal" que pretendem veicular os resultados de pesquisa dos inúmeros programas de pós-graduação no País. Entretanto, sua condução tem levado a um conflito irremediável entre os pesquisadores e os erros causam um desserviço à qualidade da pesquisa no País.

Veja apenas dois exemplos estapafúrdios na área de educação.

A revista "Environmental Education Research", ISSN on line 1469-5871, é classificada como A1 pelo índice Qualis - o mais alto nível da área. Possui na avaliação interna nos Estados Unidos o índice de impacto de 0,679 (ref. 2010). Um índice de impacto desta ordem é considerado pequeno o que torna a revista quase irrelevante por lá!

Ao contrário, a revista Physical Review Special Topics - Physics Education Research, que se sobressai internacionalmente na área de pesquisa em Ensino de Física, com um fator de impacto de 2,302, não consta do Qualis! Isto significa que uma publicação nesta revista é desconsiderada em avaliações de currículo!

Esta incoerência tem sua origem no critério simplista e infantil que determina a classificação Qualis: somente são inseridas no Qualis as revistas citadas em teses de pós-graduação no Brasil! Assim, um critério de "fundo de quintal" que isola a pesquisa realizada no Brasil da pesquisa no resto do mundo! Não leva em consideração índices mais confiáveis e universais como o Factor de Impacto, que mede o número médio de citações dos artigos por outros pesquisadores.

Mas, os erros do Qualis não param por aí!
Atualmente, o Qualis está enormemente defasado, sendo composto pela avaliação do triênio 2007-2009! O que significa que olha-se para trás e congela-se um estado da pesquisa com 5 anos de atraso!

A CAPES em diversas situações, principalmente na avaliação da qualidade na educação que é a sua principal função, se comporta como um cego em meio ao tiroteio: está em movimento, é verdade, mas para onde? De que servirá?

Nenhum comentário: