sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Eles estão entre nós?

Lago onde foi encontrada a bactéria

Mono Lake é um lago salgado na Califórnia com particularidades assombrosas. Não tem saídas, assim, toda a água só sai dele por evaporação. Deste modo ele acumula sais em seus 760.000 anos de existência, tornando suas águas salobras. Possui 1700 vezes mais arsênico do que o permitido para água potável. Não existem peixes em suas águas. Esta semana, Mono Lake participou de mais um momento do frenesi científico. Pesquisadores da Nasa publicaram na revista Science a descoberta de uma bactéria que utiliza Arsênico no lugar de Fósforo na bioquímica celular.

Descoberta por demais interessante, já que o Fósforo faz parte da constituição do DNA, RNA e, em especial, participa da troca de energia através do ATP. Na experiência, a bactéria foi alimentada com uma dieta de Arsênico e substituiu Fósforo por Arsênico.

Imagem de microscópio eletrônico da Bactéria GFAJ-1


Mas...

Sobrou até para Spielberg. O Jornal The Sun colocou o E.T. com a frase:  "É vida, mas não como a conhecemos". No Twitter, o @ArsenicMicrobes afirmou: "We come in peace"!  RS...

A ligação com vida extraterrestre seria absolutamente hilária, se não fosse o grau de desinformação que gera. Para constar: Vida continua sendo uma exclusividade do Planeta Azul!!! Química elementar mostra que as propriedades químicas de Fósforo e Arsênico possuem semelhanças suficientes para entender este fato como possível sem que esta seja uma vida "não como a conhecemos".

Veja:  Assim nascem os mitos da Ciência Moderna

Um comentário:

Patty Pimenta disse...

Já passei por esse Mono Lake... é incrivelmente lindo e diferente... Na época eu não sabia o por que de tanto mistério na sua beleza...