quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O terceiro mandato de Lula e Aécio

Apesar de estarem em cores diferentes no espectro político, ambos têm muito em comum: Alta aprovação popular, gestão em momento de crescimento econômico, com obras e expansão econômica. Situação ideal para re-eleição! Mas ambos estão em seu segundo mandato.

Como a constituição proíbe a reeleição consecutiva, a estratégia utilizada por Lula e Aécio é a mesma: escolheram candidatos desconhecidos e inexperientes na política, empenharam o próprio cacife político na campanha e, até o momento, parece dar certo.

Esta é a fórmula encontrada por Lula e Aécio para um terceiro mandato. Pois ninguém duvida de que uma palavra de Lula para Dilma, ou um telefonema de Aécio para Anastasia, vá ter enorme influência no novo governo.

O problema é que, uma vez eleitos, os políticos têm vida própria. Pode se repetir o que aconteceu com Maluf e Pita. Não foi uma experiência exemplar e, a considerar pelos recentes escândalos do Ministério da Casa Civil, a corrupção pode grassar no governo Dilma. Esta analogia com a quadrilha de Maluf-Pita seria uma trajédia para o País.

Nenhum comentário: