quarta-feira, 31 de março de 2010

Português e Matemática

Lembro que na década de 90 na UFMG tínhamos embates imensos. Era a fase de ouro da Qualidade Total. Todos queriam formar gestores e o País achou que não precisava de engenheiros.

Em um debate com o prof. Lin Ching Cheng, da Engenharia de Produção da UFMG eu disse: "Assim vamos acabar administrando nossa ignorância".

Sempre defendi a linha dura na Universidade, que acha que Matemática e Física não fazem mau a ninguém. Aos meus alunos que questionavam pq tanta física (sic) eu respondia que eles se formariam e teriam a autorização de projetar um prédio de 60 andares e eu passaria com minha filha debaixo dele. Ele não deveria cair, portanto, Física e Matemática formam uma base de know-how que não poderia ser regateada.

Me assusta que os alunos, além de não saberem inglês, têm dificuldade com o português. De vocabulário a construções lógicas, tudo é difícil. Não estou falando de erro de ortografia. Estou falando de desconhecimento de palavra, de conceito e sua articulação! Me surpreendo com alunos perguntando significado de palavras que nos eram servidas no bate-papo do café da manhã em nossa casa...

Sou um pessimista! No Brasil a ojeriza a Matemática e Física é cultivada culturalmente. (Além do eterno problema de falta de professores, que as escolas estão solucionando pela simples diminuição de carga horária ... sem aula, não precisa professor...)

Assim, teremos de importar tecnologia eternamente! Sempre vai existir emprego em momento de crescimento econômico. Mas, qual o valor agregado de conhecimento destes postos de trabalho?

Nenhum comentário: