sábado, 1 de agosto de 2009

Telescópio Espacial Hubble

O Telescópio Espacial Hubble tem uma das histórias mais incríveis entre todos os grandes experimentos da Ciência moderna!
A idéia de colocar um telescópio em órbita no espaço remonta à década de 20. Na década de 70, após a conquista da Lua há 40 anos, iniciou-se o seu projeto. Muitos atrasos em seu desenvolvimento, um deles, devido ao violento acidente com o Space Shuttle Challenger em 1986.
Eu me lembro bem.. Era uma tarde ensolarada de terça-feira, 28 de janeiro de 1986. Eu estava estudando em meu quarto numa casa de estudantes em Duisburg, na Alemanha, durante o meu doutorado, quando um vizinho, estudante alemão, que estava tendo uma crise psicótica, saiu gritando no corredor anunciando o acidente. Foi horrível!...
O acidente atrasou o cronograma em mais de 7 anos.
Quando enfim o Hubble foi colocado em órbita, em abril de 1990, descobriu-se um erro no posicionamento dos espelhos. Um erro mínimo devido, segundo consta, ao uso de sistema métrico e polegadas por diferentes empresas envolvidas no projeto. O Hubble estava míope!
Três anos de um enorme esforço de engenharia para consertá-lo. Os "óculos" para o Hubble foram colocados em 1993. Logo em 1994 a primeira comprovação de um buraco Negro no centro da Galáxia M81! A partir daí, um festival de imagens espetaculares que nos ajudaram a conhecer mais da estrutura do Universo nos último 20 anos do que em toda a história da humanidade!
Para prolongar a vida útil desta jovem madame de quase 20 anos já foram realizadas 5 missões de correção e manutenção no Hubble. A última, em maio deste ano, teve como objetivo preparar o Hubble para se manter em operação até 2014, quando o sucessor do Hubble, o Telescópio espacial James Webb será colocado em órbita.

Curti, neste sábado, algumas destas imagens. Espero que curtam!
Editado no ProLinux 2.o, aplicativos de edição de vídeo Kdenlive e LiVES.


Nenhum comentário: