terça-feira, 28 de outubro de 2008

Latinoware 2008


Participantes da Latinoware 2007 em frente à Barragem de Itaipú! Um espetáculo!

Estarei viajando amanhã para Foz do Iguaçu, para participar da Latinoware 2008. A V Conferência Latinoamericana de Software Livre este ano promete ser um grande fórum de debates sobre as possibilidades de utilização do Software Livre nas Prefeituras e instituições públicas.

A superioridade tecnológica do Software Livre, a economia de recursos públicos e o fomento à criação de empresas de base tecnológica locais são algumas das vantagens do Software Livre que o tornam imperativo para o setor público.

Estou ansioso para ouvir a palestra de encerramento! Gostaria mesmo de tentar entender o que há para "desmistificar" no envolvimento da Microsoft e da Novell com o Software Livre. Acho muito difícil que haja qualquer explicação alternativa que não a experteza característica destas empresas.

Como a que a Microsoft demonstra atualmente ao lançar a campanha publicitária sobre o "Cloud OS", fortemente criticada por Stallman. Uma empresa que não deu NENHUMA contribuição para a computação paralela e computação em GRID quer se apoderar de uma tecnologia que nasceu e cresceu livre até o momento. Para mim, a Microsoft se comporta como os japoneses na década de 60: um passo atrás na tecnologia, para economizar investimentos de P&D e todo o esforço em "tirar proveito" daquilo que outros desenvolvem. Talvez seja a moral capitalista, mas para mim simplesmente amoral!

Nenhum comentário: